O QUE DEVEMOS SABER ANTES DE EMPREENDER

 

O QUE DEVEMOS SABER ANTES DE EMPREENDER

 

Quanto tempo que não escrevo nesse blog simplesmente por falta de TEMPO, e escrevendo isso me lembro da frase “quem quer arruma tempo e não desculpa”.
Mas vamos lá, tempo não e tão fácil assim de se conseguir. Ele e Limitado a 24 horas por dia, e passa rápido, quando você decide empreender então meu amigo ele passa voando rs.
Quase um ano sem escrever aqui ou simplesmente criar qualquer tipo de conteúdo que se refere a empreendedorismo ou investimentos que é o ramo que eu me identifico.
Nesse meio tempo tive a “brilhante ideia de abrir meu negócio” mesmo já tendo atirado pra todo lado rs.
Investi $$$ no ramo da alimentação, setor que eu já estava namorando.
Encontrei o ponto, fui lá e entrei (muita loucura).
Mas ao entrar no ponto eu não tinha noção das dificuldades e dos gastos que o mesmo me traria, e fui aprendendo isso com os dias ou meses. Achei que era só colocar as mesas lá e ir com o tempo estruturando e fazer o que eu sabia e as vendas simplesmente iriam aparecer como um passe de mágica. Só que nesse período começou a aparecer as dificuldades do negócio, que de fato são muitas.


Vou falar exclusivamente da minha área, que você leitor tire algo que possa agregar no seu empreendimento ou pondere antes de abrir sua empresa, vamos lá.
*dica/experiencia própria


 

Localização

* Escolha uma localização onde tem bastante movimento de pessoas, se seu caso for prestação de serviço, que tenha fácil acesso a todos, caso você atenda a pessoa na casa dela isso e irrelevante, você pode ate economizar o aluguel trabalhando em casa.
* Nossa localização fica em frente ao hospital, então logo eu garanti uma venda mínima pra tocar o negocio e um fluxo de pessoas.

Estrutura

* A parte que mais difícil do negocio de fato e a estruturação do mesmo (Máquinas, moveis, utensílios ou qualquer outra coisa relacionada ao seu negócio) Essa de fato e a parte que mais se gasta no seu empreendimento, esteja preparado pra isso. Sempre vai aparecer algo durante os primeiros meses que você esqueceu.
* No nosso caso, já tinha adquirido algumas coisas que me ajudaram muito quando encontrei o lugar onde queria montar o meu estabelecimento, algumas coisas compradas a mais de um ano. Então se você vai empreender e não tem muito capital, vai comprando algumas coisas no decorrer do tempo, para que não fique tudo pra última hora.

Custos

* Temos que ficar atento em nosso negócio com o custo fixo (Aluguel, água, energia elétrica, sistema, telefone, transporte, internet, salários) esse custo será basicamente o mesmo durante o mês, variando principalmente o custo com energia elétrica e água.
Custos variáveis (basicamente composto por gastos que não está dentro do orçamento fixo. Ex: algo que quebrou, uma emergência ou algo nesse sentido) esse gasto não da pra saber, por isso e bom manter um bom caixa para que esses gastos imprevisíveis não o peguem desprevenidos, pois sempre vai aparecer algo pra se fazer.
* Nosso maior custo fica com o aluguel e com a energia elétrica, então dependendo do setor que você escolheu pra trabalhar, e bom ficar de olho nesses gastos, pois ele pode representar um valor considerável em sua empresa.

ESTOQUE

* Algumas empresas costumam trabalhar com um estoque baixo, mas mesmo pra um estoque pequeno você vai precisar de um bom investimento. Mesmo hoje em dia e possível trabalhar sem estoque (se seu negócio for digital), se não é seu caso você vai precisar investir. Fique atento pra seu movimento e não deixe seu estoque cair tanto. Repondo sempre suas mercadorias.

* Aprendi com o tempo que estoque e basicamente não perder vendas e ganho de tempo, em algumas áreas o estoque e perecível (com uma data de validade) temos que ficar atendo a isso. Se não é seu caso, então fica mais fácil você controlar o estoque. Mas uma das facilidades pra quem tem um bom estoque e que sobra mais tempo pra você gerir seu negócio, já que compras gasta uma boa parte do tempo no seu dia (Falo isso por ir todos os dias fazer compra), dá um bom trabalho fazer isso todos os dias .Não vejo a hora de ter um estoque grande de algumas mercadorias rs.

 

INVESTIR SEMPRE

Temos que levar em consideração que devemos sempre estar atualizados. Investir em nosso negócio e essencial para ficar sempre no mercado, seja o investimento em marketing, investimento visual, e em melhorias pra empresa, ou em cursos profissionalizantes.
Sempre melhore sua empresa, sempre que der mude algo, pois os clientes amam mudanças positivas e melhorias nos lugares que eles frequentam.

 

RESUMINDO

Ter seu negócio físico ou digital exige um bom investimento, tanto financeiro quanto seu tempo. São muitos detalhes que passam e que só vemos ao longo do tempo.
Avalie o que você vai precisa no seu ramo, se possível faça uma pesquisa de mercado em sua área, visite lugares ou páginas que tem o mesmo ramo de atividade que você deseja investir, isso vai te ajudar a ficar por dentro dos custos praticado no mercado e o que você pode melhorar ou até copiar pra sua empresa. Fique atento a tudo

 

BOA SORTE

E no mais desejo boa sorte a vocês, que desse texto simples você possa tirar algo que agregue em sua jornada de empreendedorismo, o começo não é fácil, ainda mais pra quem tem pouco capital pra investir, mas também não e impossível, basta ter paciência e muito jogo de cintura.
Lembre se que hoje temos a internet e órgãos como SEBRAE que podem auxiliar você em sua jornada. BOA SORTE



#empreender #dicas #negociospra2022 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo investir na bolsa de valores? Mas como?

MyInvestBr ( Apresentação )